quarta-feira, 2 de abril de 2008

Catorze municípios do RN já decretaram estado de calamidade

Catorze municípios do Rio Grande do Norte já decretaram situação de emergência e estado de calamidade por causa das chuvas: São Bento do Trairi, São José do Campestre, Severiano Melo, Japi, Jaçanã, São Tomé, Espírito Santo, Campo Redondo, Caiçara do Norte, Coronel Ezequiel, Tenente Laurentino Cruz, Jucurutu, Patu e Apodi.

O relatório premilinar da Coordenadoria da Defesa Civil do governo do estado aponta que os principais danos causados pelas enxurradas foram as residências, calçamento de ruas, pavimentação, bueiros, estradas vicinais e açudes. Os prejuízos, segundo o governo, estão estimados em R$ 9,6 milhões.

Segundo o secretário estadual de Justiça e Cidadania (Sejuc), Leonardo Arruda, os decretos servem para que o governo federal possa avaliar os danos e liberar com mais rapidez os recursos necessários à recuperação dos estragos. ``Chega um evento como esse, não tem como abrir licitação'', explica o secretário.

Além da Sejuc, estão envolvidos no amparo aos municípios as secretarias de Segurança Pública (Sesed), de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh), de saúde (Sesap), educação (SECD) e assistência social (Sethas), além de Corpo de Bombeiros, Caern, Cosern, Forças Armadas e comissões municipais de Defesa Civil.

A Sejuc informou que está no aguardo da documentação necessária à homologação do decreto estadual para o preenchimento da avaliação dos danos para remeter à Secretaria Nacional da Defesa Civil, órgão do Ministério da Integração Nacional.

Fonte: DN Online

Nenhum comentário: