quinta-feira, 3 de abril de 2008

Sesap convoca 49 cidades para discutir epidemia de dengue

A Secretaria Estadual de Saúde Pública (Sesap) reúne nesta sexta—feira, 4, por convocação, prefeitos e secretários municipais de saúde das 49 cidades que estão com maior incidência de casos de dengue no RN para orientá-los sobre quais medidas devem ser tomadas para frear a epidemia em cada município. A reunião será no 12° andar, às 15h, e dela participarão representantes do Ministério da Saúde (MS), do Conselho de Secretários Municipais de Saúde (COSEMS), e equipe técnica da Sesap. Na ocasião, a consultora do MS, Cristiane Fujol, irá expor a situação do RN e compará-la com a do Brasil.

"A dengue está dispersa em mais de 120 municípios do estado, mas a epidemia está concentrada em um grupo de cidades que são responsáveis por mais de 90% dos casos", explica o secretário estadual de Saúde, Adelmaro Cavalcanti. "Por isso, vamos desencadear ações mais enérgicas e priorizar os municípios que estão classificados como alto e médio risco da doença", destaca.

Assuntos como o que os hospitais devem fazer para lidar com a dengue, estratégias para que cada cidadão tenha uma atitude favorável na eliminação de larvas do mosquito, o papel do Programa Saúde da Família na atenção aos casos de dengue e o envolvimento dos Agentes Comunitários de Saúde na redução dos criadouros serão temas abordados e debatidos pelos coordenadores da Sesap com os participantes.

"Nós vamos mostrar os dados e recomendar o que o município deve fazer para evitar o avanço do Aedes Aegypti", disse a coordenadora de Promoção de Saúde da Sesap, Celeste Rocha.

Fonte: DN Online

Nenhum comentário: