sexta-feira, 6 de junho de 2008

Boletim mostra novo avanço da dengue no estado

Segundo o levantamento da Secretaria Estadual de Saúde (Sesap) a dengue está registrada em 162 municípios potiguares, totalizando 27.225 casos até agora. A incidência da doença é considerada elevadíssima em 47 municípios, que registram mais de 1000 casos para cada 100 mil habitantes. Em outros 59, a incidência é maior que 300 casos para cada 100 mil habitantes.

Segundo o subcoordenador de Vigilância Epidemiológica da Sesap, Alexandre Menezes, o aumento de 25.512 para 27.225 no número de notificações não significa que os 1.713 casos de dengue foram registrados em uma semana. O aumento dos registros é conseqüência do atraso dos municípios no envio dos dados referentes às semanas anteriores.

A região da Grande Natal soma 12.131 casos notificados, sendo 577 de Febre Hemorrágica da Dengue (FHD), dos quais 64 foram confirmados. Dezesseis pessoas teriam falecido na região com sintomas da dengue, com um caso foi confirmado por exames laboratoriais. Na capital, a dengue atingiu 8.600 pessoas, incluindo 469 casos de FHD (59 confirmados). Nove óbitos foram registrados, com uma confirmação até o momento.

Em Mossoró, segundo maior município do Rio Grande do Norte, a Secretaria Estadual de Saúde registrou 1.247 casos de dengue desde o início do ano, sendo seis com suspeita de FHD - um caso confirmado em laboratório. Uma pessoa teria falecido com sintomas da dengue no município, mas não houve confirmação.

AÇÃO

A Secretaria Estadual de Saúde realizou, no último sábado (31), uma grande mobilização contra a dengue, que atingiu todo o Rio Grande do Norte. Ações de educação, prevenção e combate ao mosquito foram desenvolvidas e devem continuar presentes no Estado, sempre com o propósito de chamar a atenção da sociedade e instituições públicas para a importância da união de gestores e da população para conter o avanço da doença e evitar que a incidência da dengue seja ainda maior no ano que vem.

Fonte: Diário de Natal

Nenhum comentário: