quarta-feira, 18 de junho de 2008

Presídios do RN terão sistema de fiscalização eletrônica

As Penitenciárias de Parnamirim, Alcaçuz e Cadeia Pública de Natal vão receber aparelhos de Raio - X, semelhantes aos utilizados nos aeroportos. Os equipamentos servirão para fiscalização e revista da entrada de tudo que for destinado aos detentos, quando do recebimento de visitas.

Também foram destinados ao Rio Grande do Norte magnetrômetros fixos (destinados às Penitenciárias de Mossoró e Caicó) e manuais (já recebidos e em utilização). Os equipamentos são legados dos últimos Jogos Panamericanos realizados na cidade do Rio de Janeiro, em 2007, e foram doados pelo Departamento Penitenciário Nacional (Depen).

Com a implantação da fiscalização eletrônica, é esperada uma melhoria considerável na revista que é efetuada pelos agentes penitenciários, já que novos artifícios serão utilizados no intuito de evitar o ingresso de drogas, bebidas, armas, materiais cortantes e aparelhos de telefonia celular nos presídios potiguares.

Em sua última viagem a Brasília, o titular da Secretaria Estadual da Justiça e da Cidadania (Sejuc), Leonardo Arruda, esteve na Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp), do Ministério da Justiça, acompanhado de André Cunha, diretor de Políticas Penitenciárias do Depen. Na ocasião, foi definido que a Sejuc receberá ainda, quatro veículos, também originários do Pan, sendo um microônibus, um carro-cela para transporte de presos e dois utilitários para escolta e outros serviços penitenciários.

Fonte: Assecom/RN

Nenhum comentário: