quarta-feira, 4 de junho de 2008

Rio Grande Norte receberá reforços em segurança pública

O ministro da Justiça Interino, Luiz Paulo Teles Barreto, e a governadora do Rio Grande do Norte, Wilma Maria de Faria, assinam nesta quarta-feira (4), às 18h, em Brasília, a adesão ao Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (Pronasci).

Com isso, sobe para 14 o número de os estados que passam a fazer parte do Programa e que contarão com os recursos do governo federal - R$ 1,350 bilhão, em 2008 -, para implementar ações preventiva e de repressão.

O Pronasci é uma resposta do governo federal para enfrentar a criminalidade no país. É um programa inovador, pois articula políticas públicas de segurança com projetos sociais.

Entre eles destaca-se o projeto Mulheres da Paz, que contará com a ajuda de lideranças femininas das comunidades em trabalhos com jovens em situação de vulnerabilidade.

O Pronasci tem como público-alvo principal o jovem de 15 a 24 anos, mas também enfoca a valorização policial, a reestruturação do sistema penitenciário e o envolvimento da população.

Está prevista a construção de dois presídios especiais em cada estado, um para detentos entre 18 e 24 anos e outro para mulheres. As unidades terão salas de aula, informática e módulos de saúde. No feminino, haverá ainda celas especiais para lactantes e berçário.

Os projetos de valorização policial mais requisitados visam à formação e capacitação das forças de segurança e o plano de habitação com condições diferenciadas.

Fonte: Assecom/RN

Nenhum comentário: