sexta-feira, 6 de junho de 2008

RN e CE são os que repassam mais informações de saúde ao Bolsa Família no NE

Dois Estados nordestinos são exemplo quando o assunto é acompanhamento das informações de saúde exigidas pelo Programa Bolsa Família. Rio Grande do Norte e Ceará registram, até o momento, o maior número de informações sobre beneficiários do programa que devem se submeter à vacinação, pesagem, medição e exames de pré-natal. A cada seis meses, todas as cidades brasileiras precisam prestar contas do acompanhamento da saúde dos cidadãos que recebem o benefício. Neste semestre, o prazo termina em 30 de junho. Até o dia 30 de maio, um mês antes do fim do prazo, 23,5% das famílias beneficiárias de todo o País já haviam sido acompanhadas.

A tecnologia também tem papel fundamental na boa posição das cidades potiguares. A Coordenação Estadual de Informática criou um endereço eletrônico para cada uma das Secretarias Municipais de Saúde. Toda semana, os gestores do programa conferem os dados disponíveis sobre o andamento do programa em cada cidade. Quem não corresponder às expectativas recebe imediatamente um e-mail com orientações. Se o problema persistir, o agente de uma das seis Regionais de Saúde do Rio Grande do Norte faz uma visita à cidade, para ajudar a solucionar o problema.

O Rio Grande do Norte ainda pode conquistar o primeiro lugar desta vez, mas, por enquanto, quem ocupa a dianteira no processo de envio das informações de saúde é o Ceará, que conta com o apoio dos dados disponibilizados pela Coordenação Geral da Política de Alimentação e Nutrição (CGPAN), do Ministério da Saúde.

Fonte: O Estado do Maranhão

Nenhum comentário: