quarta-feira, 25 de junho de 2008

RN tem melhor desempenho no Programa Bolsa Família

A situação do Programa Bolsa Família na Saúde será discutida nesta sexta-feira (27), em Brasília. Na mesma reunião, será avaliada a proposta de aperfeiçoamento do cálculo de informação de gestantes que devem ser acompanhadas. O Rio Grande do Norte ocupa o 1º lugar no ranking nacional, sendo o Estado com o melhor desempenho da área da Saúde no Programa. "Nós somos o Estado que mais acompanha as famílias beneficiárias do Programa Bolsa Família com condicionalidades na Saúde. A Secretaria Estadual de Saúde Pública (Sesap) acompanha os 167 municípios, juntamente com as Regionais e as secretarias municipais", diz a coordenadora estadual do Programa, Rosângela Medeiros, que representará o RN no encontro.

O papel da Saúde no Programa Bolsa Família é monitorar e acompanhar se as famílias beneficiárias estão cumprindo com as condicionalidades para recebimento do benefício: a vacina e o acompanhamento do estado nutricional das crianças de zero a sete anos de idade devem estar em dia; a gestante assistida pelo programa deve fazer todas as consultas de pré-natal; e o aleitamento materno deve ser acompanhado durante seis meses.

"O Bolsa Família aplicado à Saúde reduziu drasticamente os índices de mortalidade e desnutrição infantil, bem como os índices de internação. Mais importante que dar o benefício às famílias, é dar as condições necessárias para que as famílias cresçam e tenham condições de mudar de vida", ressalta Rosângela Medeiros.

Fonte: DN Online

Nenhum comentário: