quarta-feira, 23 de julho de 2008

Combate à inflação é questão de honra, diz Lula

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou nesta quarta-feira que o combate à alta da inflação é "questão de honra" do governo. Ele informou que a equipe econômica vai tomar as medidas que considerar necessárias para evitar que a pressão sobre os preços volte a patamares alarmantes, como na década de 1980.

Às vésperas da decisão do Comitê de Política Monetária do Banco Central (Copom) sobre a nova taxa básica de juros, o presidente defendeu a manutenção dos níveis de consumo da população e evitou comentar sobre a possível decisão do BC de aumentar a Selic.

"Eu tenho dito todo santo dia que combater a inflação é quase uma questão de honra para o governo, porque eu estive do outro lado durante toda minha vida como trabalhador e sei como a inflação prejudica aqueles que ganham menos", disse Lula, que participou de almoço em homenagem ao primeiro-ministro de Trinidad e Tobago, Patrick Manning.

O presidente disse ainda que "exatamente aqueles que vivem de salário terão o maior prejuízo. Por isso é que eu transformo o combate à inflação em uma questão de honra".

"Se alguém imagina que a inflação vai voltar como já aconteceu no Brasil, podem tirar o cavalo da chuva, porque ela não vai voltar", garantiu. "Nós tomaremos todas as medidas que forem preciso tomar para a inflação ficar sob controle".

Fonte: Terra

Nenhum comentário: