terça-feira, 1 de julho de 2008

Natal registra mais de 100 milímetros de chuva

Julho começou com chuva forte na capital e na faixa litorânea leste do Estado. Da segunda-feira até hoje (01), o boletim pluviométrico da Empresa de Pesquisa Agropecuária do Rio Grande do Norte (Emparn) registrou 107 milímetros acumulados em Natal, ficando atrás só de Arês, no mesmo período, com 127 milímetros e seguido de Canguaretama, onde choveu 95,3. No Agreste, o local onde mais choveu foi em Lagoa Salgada, com 56,7 milímetros. De acordo com informações do meteorologista Gilmar Bristot, as precipitações estão sendo causadas por instabilidades no Oceano Atlântico que se juntam ao sistema de brisas. Trocando em miúdos, as altas temperaturas no Atlântico provocam evaporação e formação de nuvens que, por sua vez, são empurradas pelo sistema de brisas (fortes ventos), causando as chuvas no litoral leste, principalmente no Rio Grande do Norte e Paraíba.

``Até quinta-feira existem previsões de chuva mais fortes no início da noite e manhã. Há também uma previsão de melhora do tempo na sexta-feira. E ainda é precipitado falar sobre como será o tempo no final de semana'', explicou o especialista. Porém, ele ressaltou que os fenômenos que estão causando essas chuvas na faixa litorânea leste do Nordeste, deverão manter um período bastante úmido até pelo menos 20 de julho. E, portanto, é provável que ocorram alguns episódios de chuvas mais intensas, a exemplo do que tem ocorrido nos últimos dois meses.

A temperatura também tende a ficar abaixo do normal, em até dois graus centígrados. O que pode gerar, no auge do ``frio'' dos trópicos até 18 graus durante as madrugadas.

Fonte: DN Online

Nenhum comentário: