sexta-feira, 18 de julho de 2008

RN fica sem larvicida que mata mosquito da dengue

Parte do trabalho de combate à dengue pode ficar comprometido a partir da próxima semana. Em vários municípios zerou em estoque uma substância utilizada para matar as larvas do mosquito causador da doença. Natal é uma das cidades que podem ficar sem o componente. O Ministério da Saúde, responsável pelo envio do produto, alegou problemas de licitação e transporte pelo atraso. Porém estima-se que ele deva chegar em dez dias.

O larvicida biológico escasso é o BTIWDG, um tipo de pó colocado em água potável (caixas d’água, etc.). O coordenador de operações do Centro de Controle de Zoonoses (subordinado à Prefeitura de Natal), Onivaldo Barbosa de Souza, confirmou ao Diário de Natal que o BTIWDG existente no município é o que já está em campo. ‘‘O produto deve durar no máximo dez dias. O do estoque já zerou’’, disse Onivaldo Souza.

Já outra parte do larvicida, o BTIG, utilizado em águas de uso geral, há quantidade suficiente para esperar a chegada do próximo lote, de acordo com o coordenador.
Onivaldo Souza disse que, se realmente faltar o BTIWDG, o combate à dengue deverá ser revisto. ‘‘Não temos ainda uma estratégia definida se confirmada a falta do larvicida, mas já começamos a fazer reuniões para discutir novas alternativas para evitar a proliferação de larvas’’.

Fonte: DN Online

Nenhum comentário: