terça-feira, 26 de agosto de 2008

Aposentado prefere morrer preso a pagar pensão

O aposentado Manoel José Aciole, 55, foi preso ontem, por volta das 10h, depois de se recusar a pagar pensão alimentícia, e mesmo estando encarcerado na Cadeia Pública de Mossoró Juiz Manoel Onofre de Sousa, disse que prefere morrer na cadeia a pagar o débito. "Eu não dou um centavo. Não vou dar dinheiro para minha mulher ficar me chifrando", acusou o preso.

Manoel Aciole foi preso em sua residência, localizada à rua Raimundo Firmino de Oliveira, 97, bairro Alto do São Manoel (zona leste), enquanto dormia, por dois oficiais de Justiça e três policiais.

Ele contou que deixou de pagar a pensão depois que flagrou sua esposa lhe traindo com um sobrinho. "Eu peguei ela na minha cama com um sobrinho meu. A primeira vez eu até perdoei, mas foi pior. Ultimamente, ela estava me traindo com um rapaz de 21 anos", desabafou.

O mandado de prisão foi assinado pelo juiz da 3.ª Vara de Família, Breno Valério Fausto de Medeiros, depois de ter sido informado que o aposentado estava sem pagar a pensão, no valor de um salário mínimo, desde outubro de 2007.

Passados 11 meses com a pensão atrasada, o débito de Manoel Aciole já é de R$ 3.662,05, incluídos os juros de mora.

O aposentado declarou que tem quatro filhos, mas nenhum é menor de idade. "A minha filha mais nova tem 24 anos", disse o preso.

Manoel Aciole afirmou que foi vítima de um acidente de trânsito e passou quase três anos hospitalizado em Brasília (DF) e que, mesmo estando doente, nunca deixou de enviar dinheiro para sua família. "Daí para frente ela começou a me cornear. Só me chamava de aleijado do cão, porque eu não caminho direito devido o acidente", disse o aposentado.

Mancando das pernas e tendo de se equilibrar pelas paredes do presídio para poder se locomover, Manoel Aciole disse que relevou o episódio envolvendo seu sobrinho e sua esposa e decidiu voltar a viver junto de sua mulher. "Foi pior. Ela traía na minha frente. Quer saber de uma coisa? Eu vou morrer sozinho, mas não vou viver com essa mulher me corneando", disse o aposentado.

A reportagem procurou a esposa de Manoel Aciole, mas ela não foi localizada no endereço fornecido pelo preso.

Sem auxílio

O aposentado Manoel Aciole está em uma cela separada com mais três presos. Ele disse que está sem advogado e que foi preso sem ter direito de pegar nem mesmo uma muda de roupas. "Não me deixaram trazer nem mesmo uma escova de dente", declarou o preso.

Revoltado com a prisão, Manoel Aciole contou que recebe uma aposentadoria no valor de três salários mínimos e que o dinheiro que ganha dá mal para comprar seus remédios e manter sua alimentação.

Fonte: O Mossoroense

Nenhum comentário: