sexta-feira, 8 de agosto de 2008

Chove forte no RN e mais 8 estados, alerta Defesa Civil

A Secretaria Nacional de Defesa Civil (Sedec), do Ministério da Integração Nacional, enviou alerta de chuva forte às defesas civis do Estado dos Estados do Rio Grande do Norte, Ceará,Paraíba, Pernambuco, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, São Paulo e Paraná.

Nesta sexta-feira (08/08), áreas de instabilidade vindas do oceano formam nuvens carregadas que provocam pancadas de chuva no Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba e região Metropolitana do Recife e Agreste de Pernambuco. Alerta-se que, em alguns momentos, a chuva pode ser de forte intensidade, especialmente, no leste e norte do Rio Grande do Norte, do litoral ao Agreste paraibano e no centro-norte e leste do Ceará.

Hoje (08/08) e amanhã (09/08), a passagem de uma frente fria pelo litoral do Sudeste organiza áreas de instabilidade que provocam pancadas de chuva no centro-sul e na região Metropolitana do Rio de Janeiro e no sul de Minas Gerais. Nesta sexta-feira (08/08), áreas de instabilidade ganham força e provocam pancadas de chuva no oeste e centro-sul do Mato Grosso do Sul.

Persiste o alerta de que, em alguns momentos, há risco de temporais isolados com chuva forte, descargas elétricas e rajadas de vento entre 50 e 60 km/hora.

No sábado (09/08), a passagem de uma frente fria pelo litoral do Sudeste mantém o tempo instável com pancadas de chuva em boa parte do Estado de São Paulo e no norte e leste do Paraná. Persiste o alerta de que, em alguns momentos, há risco de temporais isolados com chuva forte, descargas elétricas e rajadas de vento entre 50 e 60 km/h, especialmente, no centro-sul, leste e nordeste de São Paulo.

A Secretaria Nacional de Defesa Civil recomenda orientar a população para o risco de alagamentos e enchentes nas áreas ribeirinhas, deslizamento de encostas, morros e barreiras. Além disso, evitar lugares que ofereçam pouca ou nenhuma proteção contra raios e ventos fortes.

Fonte: DN Online

Nenhum comentário: