quinta-feira, 21 de agosto de 2008

Transposição: primeiro canal passará pelo RN e deve ficar pronto em dezembro

Cabrobó. As obras de transposição das águas do Rio São Francisco correm em ritmo acelerado. Estão concluídas as escavações do primeiro canal do Projeto Integração do Rio São Francisco com as Bacias Hidrográficas do Nordeste Setentrional. Falta somente o nivelamento para que o canal atinja o perfil adequado para o escoamento da água. É o ponto de partida do Eixo Norte que conduzirá as águas do São Francisco do município de Cabrobó (PE) para o Ceará, Paraíba e Rio Grande do Norte. O canal, com extensão de dois quilômetros, está sendo construído pelo Batalhão de Engenharia do Exército, sob o comando do capitão Andreos de Souza. Ele promete concluir a primeira etapa já no mês de dezembro.

A partir daí, isto é, logo depois dos primeiros dois quilômetros, será construída a primeira estação de bombeamento. Em seguida, a água descerá, por gravidade, até a barragem de Tucutu, com capacidade para 250 milhões de metros cúbicos de água, de onde será feita a distribuição para o leito dos rios que fazem parte do Projeto de Integração.

Este segundo canal, que liga a estação de bombeamento à barragem de Tucutu, numa extensão de sete quilômetros, está sendo construído por um consórcio de empresas privadas, denominado de Águas do São Francisco. As duas frentes de trabalho contam com 781 pessoas, entre engenheiros, técnicos e operários e 300 viaturas e máquinas pesadas, tratores de esteira, motoniveladoras, caminhões e escavadeiras.

Os nove quilômetros de canais representam apenas pouco mais de 2% do caminho de 400 quilômetros a serem percorridos pelas águas. Nos trechos de travessia de rios e riachos serão construídos aquedutos, (sistema de canalização, ao ar livre ou em subterrâneo, destinado a captar e conduzir a água de um lugar a outro) e túneis para a ultrapassagem de áreas com altitude mais elevada.

Fonte: DN Online

Nenhum comentário: