segunda-feira, 29 de setembro de 2008

Pesquisa indica que 52% dos brasileiros já decidiram em quem vão votar no domingo

Pesquisa CNI/Ibope divulgada nesta segunda-feira mostra que 52% dos brasileiros já decidiram em quem vão votar no próximo domingo para as prefeituras e Câmaras de Vereadores.
O voto desse percentual de brasileiros, segundo a pesquisa, estava definido antes do início da propaganda eleitoral de rádio e TV.

Outros 11% dos entrevistados responderam que escolheram os candidatos após a propaganda eleitoral, enquanto 13% pretendem definir somente na última semana de campanha.

A pesquisa mostra, ainda, que 17% dos brasileiros vão decidir seus candidatos apenas no dia das eleições e outros 6% não souberam responder ou prometem não votar, ou votar em branco.

A pesquisa mostra que as propostas dos candidatos são as razões consideradas mais importantes para os eleitores escolherem seus indicados, seguida pela experiência anterior de cada um em outros cargos políticos ou públicos. Em terceiro lugar aparecem, empatados, as qualidades pessoais dos candidatos e as suas religiões.

Entre as qualidades dos candidatos, a pesquisa mostra em primeiro lugar a honestidade, apontada pela maioria dos entrevistados como a mais importante para os futuros eleitos. Em seguida aparece a competência, seguida pelo conhecimento dos problemas do município e a experiência do político.

Entre as áreas de atuação mais esperadas para os futuros prefeitos, segundo a pesquisa, estão o emprego e saúde. Em terceiro lugar aparece o combate à fome/pobreza e miséria, educação e a segurança pública.

A pesquisa foi realizada entre os dias 19 e 22 de setembro e ouviu 2.002 pessoas em 141 municípios. A margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos.

Fonte: Folha Online

Nenhum comentário: