quinta-feira, 30 de outubro de 2008

Estado é recorde nacional em atendimentos do Bolsa-família

Com um percentual de 84,6% de adolescentes de 16 a 17 anos beneficiados pelo Programa Bolsa-família (PBF) freqüentando a escola, o Rio Grande do Norte alçou em junho e julho deste ano uma média acima da atingida por todos os Estados brasileiros e superior ao índice nacional, que foi de 78,5%. Já o percentual de crianças de 6 a 15 anos acompanhadas, de 87,2%, foi superior à média dos Estados nordestinos e à média da região como um todo. O Bolsa-família é um programa de transferência de renda, coordenado no Rio Grande do Norte pela Secretaria Estadual do Trabalho, da Habitação e da Assistência Social (SETHAS). Do universo de 41.185 adolescentes beneficiados no Estado, 34.823 receberam acompanhamento. O total de crianças beneficiadas foi de 368.893.

Destas, 321.743 foram acompanhadas. Em uma análise dos resultados, o titular da Sethas, Fabian Saraiva, ressalta que as estatísticas mostram que o Governo do Estado está cumprindo com os objetivos do Programa. "O Governo tem contribuído para aumentar o nível educacional dos filhos dos beneficiários, para que eles tenham maiores oportunidades no futuro e, assim, quebrem o ciclo de pobreza entre as gerações", destaca Fabian.

"A Sethas vai continuar trabalhando em parceria com os municípios para ampliar ainda mais o número de crianças e adolescentes que comparecem às salas de aula". Além da freqüência à escola, os beneficiários precisam manter em dia a agenda de saúde de crianças de até seis anos, como também a realização do pré-natal das gestantes. Caso a população beneficiada passe cinco períodos sem cumprir as contrapartidas, o benefício é cancelado. Para que isso não ocorra, os municípios precisam ficar atentos às famílias que não cumprem essas condicionalidades.

Fonte: Gazeta do Oeste

Nenhum comentário: