sexta-feira, 31 de outubro de 2008

Inadimplentes terão nomes em cadastro

As escolas da rede particular de ensino de Mossoró vão decidir, na próxima semana, se aderem ao recém-criado Cadastro Nacional de Informação dos Estudantes Brasileiros (CINEB), que começou a funcionar oficialmente na última quarta-feira, 29, e já conta com a adesão de 700 escolas no país.

O cadastro vai funcionar como uma espécie de consulta, tipo SPC ou Serasa, onde os representantes das escolas particulares poderão verificar (através do site: www.cineb.com.br) se os alunos ou responsáveis estão inadimplentes com algum estabelecimento de ensino privado.

O principal objetivo é justamente prevenir as instituições de ensino de matricular alunos que geralmente atrasam as mensalidades na cidade.

Para o Delegado do Sindicato dos Estabelecimentos Particulares de Ensino do Rio Grande do Norte (SINEPE-RN), Genésio Filgueira, o órgão vai fazer o possível para convencer as escolas a participarem dessa iniciativa. "Esse cadastro é uma ferramenta muito importante a nosso favor, porque com certeza vai cair o número de inadimplentes na cidade", declarou.

"As escolas sempre enfrentaram problemas porque existe uma lei que permite ao aluno atrasar o pagamento da mensalidade, sem que nenhuma punição pudesse ser aplicada pelas escolas. Agora, o que nós podemos fazer é negar a matrícula de quem está comprovado que é inadimplente", acrescentou Genésio Filgueira.

O diretor do colégio Geo de Mossoró, Sávio Garcia, pensa de forma semelhante. Para ele, "as escolas devem aprovar a implantação do Cadastro Nacional de Informação dos Estudantes Brasileiros, pois essa é a única defesa para resgatar receitas perdidas".

Sávio Garcia ainda mencionou que o Cineb não é um mecanismo que está sendo criado para penalizar o aluno, mas para punir apenas o mal pagador. "Nós não queremos criar nenhum problema com pais e alunos, apenas desejamos ter uma proteção contra aqueles que costumam agir de forma irresponsável, não realizando o pagamento de suas mensalidades", esclareceu.

Fonte: De Fato

Nenhum comentário: