sexta-feira, 14 de novembro de 2008

Identificada causa de ‘estrondos’ no Alto Oeste do Estado

Aviões supersônicos provocaram os estrondos no Alto Oeste. A confirmação foi dada pelo Departamento de Sismologia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), através do técnico em sismologia, Eduardo Alexandre de Menezes, que passou todo o dia de ontem acompanhando as estações sismológicas instaladas em Pau dos Ferros e Tabuleiro Grande.

Segundo relatório dos equipamentos, não foi registrado nenhum tremor de terra nos últimos dias na região de Dr. Severiano, onde surgiram relatos a respeito de barulhos fortes, semelhantes a uma explosão, e supostos abalos de terra. “A falta dos registros nos equipamentos da sismologia leva a crer que os estrondos ouvidos nessa região foram oriundos dos aviões supersônicos da Força Aérea Brasileira, que participavam de treinamento militar na área. Isso ocorre quando a aeronave quebra a barreira do som”, explicou Eduardo Alexandre. Os aviões que sobrevoam o Estado, são parte integrantes do treinamento de simulação de guerra da Operação Cruzeiro do Sul (Cruzex), instalada em Mossoró desde o dia 1° de novembro. Nela, os militares simulam um confronto entre Brasil, França, Argentina, Chile, Uruguai, Venezuela, Colômbia, Espanha, Peru, Estados Unidos e Paraguai.

Ele disse que, de acordo com as anotações do departamento, não é comum esse tipo de atividade na região de Pau dos Ferros. “A estação que mantemos aqui faz parte de uma rede que monitora algumas regiões no Rio Grande do Norte, Ceará, Pernambuco e Paraíba”, completou.

De acordo com Alexandre, os últimos abalos sísmicos registrados no Alto Oeste, ocorreram no município de Tabuleiro Grande, na véspera da eleição de 5 de outubro. Ele adiantou também que além dessa cidade, apenas o município de João Câmara tem registro de abalos, mas não são sentidos pelos moradores. Fora do Estado, os tremores são comuns em São Caetano (PE), Castanhão, Cascavel e Sobral no estado do Ceará.

Na manhã da última terça-feira, dia 11, um barulho forte seguido de um estrondo, deixou a população do município de Doutor Severiano temerosa. O estrondo foi tão alto que alguns moradores garantem ter visto objetos domésticos tremer por um período de cinco segundo. Segundo informações do jornal “O Povo”, de Fortaleza, há 40 anos foi registrado um abalo sísmico no município de Pereiro, que faz divisa como Alto Oeste, se estendendo por São Miguel, Uiraúna e alguns lugares da Paraíba. (Jornal de Fato).

Nenhum comentário: