terça-feira, 26 de maio de 2009

PATU - Prefeitura aumenta salário dos professores e reforça merenda escolar

 

Os professores (100) de 18 escolas da rede municipal de ensino de Patu fecharam um importante acordo sábado passado com a prefeita Evilásia Gildênia (PSB). A negociação que resultou com a implantação do Piso Salarial já a partir do próximo mês de junho para a categoria foi apresentada pelo secretário de Finanças Rivelino Câmara.
A reunião do Executivo com os professores aconteceu às 9h30 no Auditório do Campus Avançado da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN). Compareceu a presidente do Sindicato dos Servidores Públicos Municipal de Patu (SINDSERPUM), Lucélia Ribeiro, a vice-presidente Marilene França e os professores.
Do Executivo, além de Rivelino Câmara, esteve presente também o secretário de Educação Aluísio Dutra de Oliveira, o chefe de Gabinete Edno Azevedo, e o representante da Federação dos Trabalhadores em Administração Pública Municipal do Rio Grande do Norte (FETAM-RN), Francisco de Assis.
Nas negociações, os professores pediram melhores condições de trabalho e salário. Sobre a infraestrutura, o secretário Aluísio Dutra destacou que a educação do município, conforme compromisso de campanha, será reestruturada totalmente. Destacou que o Executivo primeiro pensou na merenda escolar no salário dos professores.
Em seguida, Aluísio Dutra disse que será feito um cronograma para reestruturar as escolas do município conforme a disponibilidade financeira do Executivo. Sobre os professores, Aluísio Dutra destacou que a reunião de sábado foi histórica. Houve diálogo entre as duas partes e o resultado foi promissor para os professores e possível para as finanças do município.
E, conforme o secretário de Finanças Rivelino Câmara, os avanços não param por aí. Disse que, além de implantar o piso nacional do professor, a administração da prefeita Evilásia Gildênia vai começar a construir juntamente com os servidores do Município, o Plano de Cargos e Salários, não só para os professores, mas também para todo o funcionalismo do Município.
A prefeita Evilásia Gildênia, segundo Revelino Câmara, entende que não é possível fazer uma administração séria sem valorizar o servidor público. "A construção e implantação do Plano se dará com a participação de todos", afirma o secretário, lembrando que o município tem mais de 100 professores, 18 escolas e 1.579 alunos matriculados. "Estes serão os grandes beneficiados", diz.


MERENDA DE QUALIDADE


Logo quando assumiu o governo, no dia 27 de março passado, a prefeita Evilásia Gildênia não encontrou merenda escolar nas escolas ou recursos para providenciar. Mesmo assim, conseguiu negociar com o comércio e providenciou o produto. Hoje, segundo Aluísio Dutra, a merenda já foi providenciada e de ótima qualidade. Como complemento, recebeu há poucos dias os produtos do Programa Compra Direta (da agricultura familiar do município), que é do Governo do Estado em parceria com o Governo Federal.

Nenhum comentário: