quarta-feira, 25 de julho de 2007

Lula diz que vai repensar Defesa e promete investimentos para Forças Armadas

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse hoje que é preciso repensar e fortalecer o Ministério da Defesa. A declaração foi dada na cerimônia de posse de Nelson Jobim no Ministério da Defesa. Jobim substitui Waldir Pires após a crise do setor aéreo agravada pela queda do avião da TAM na semana passada.

"É preciso repensar nesse país o Ministério da Defesa porque o Ministério da Defesa como está, está aquém daquilo que é a exigência da sociedade brasileira, aquém do funcionamento necessário", disse Lula.

Lula disse que o governo fará a sua parte para evitar a ocorrência de novos acidentes aéreos com a liberação de recursos para o setor. "Vamos fazer o que precisamos fazer, gastando o que precisar gastar para dar tranqüilidade à sociedade brasileira. A única coisa que não podemos prometer é que não vai haver acidente, pois não depende de nós. Mas se depender de nós, de estrutura, não vai ter [acidente]."

Segundo Lula, o novo Ministério da Defesa precisará fazer mudanças nas Forças Armadas. "Precisará de força para fazer as mudanças que precisam ser feitas desde discutir a modernização até reestruturação das Forças Armadas e até de pessoas para tomarem conta de tudo aquilo que é pertinente às Forças Armadas."

Ao se referir ao acidente com o avião da TAM, na semana passada, o maior da história do país, Lula afirmou que é preciso tirar lições "desses momentos de dor" para "fazer as coisas que precisam ser feitas" para resolver a crise aérea.

O presidente sinalizou que o controle do tráfego aéreo precisa de uma "única cabeça pensante" e admitiu que existem vários órgãos hoje que não estão se comunicando direito na discussão de soluções para a crise do setor.

"O Waldir Pires e ministros sabem que muitas vezes a gente vai criando instituições. Tem um monte de instituições e muitas vezes é difícil de comandar esse conjunto de instituições. Todo mundo aqui brigou para criar a Anac [Agência Nacional de Aviação Civil]. Então hoje temos além da parte que a Aeronáutica que cuida disso, temos o Conac [Conselho de Aviação Civil], a Infraero, e temos que fazer com que essas instituições tenham uma única cabeça pensante."

Para Jobim, Lula afirmou que ele assumirá um ministério que precisará brigar para receber investimentos nas Forças Armadas. "Vai precisar estar preparado para uma briga cotidiana [por investimentos] porque nem sempre as pessoas que cuidam da economia do país tratam disso [reequipar as Forças Armadas] com prioridade", disse.

Mas Lula garantiu que não faltarão investimentos. "Decidimos que, a partir de agora, vão ser destinados R$ 130 milhões para as Forças Armadas."

Primeira missão

Lula disse que uma das primeiras missões de Jobim como ministro da Defesa é se reunir com o comandante da Aeronáutica, brigadeiro Juniti Saito.

Ele disse que os dois devem ir a São Paulo para visitar o aeroporto de Congonhas (SP) --palco do acidente com a TAM-- e o hospital onde está se fazendo estudo de DNA --para ajudar a identificar as vítimas do acidente aéreo.

Medo de avião

Lula disse hoje que tem medo de voar de avião. "Não sei se tem alguém aqui [na platéia] que não tenha medo de avião. Eu entrego minha sorte a Deus. Entrego porque estou na mão de um comandante, de uma máquina, das intempéries que nem sempre o ser humano consegue controlar. Mesmo assim, sou medroso de andar de avião. Confesso isso publicamente porque não é vergonha de dizer que tem medo", disse Lula no discurso de posse de Jobim.

O presidente disse que pede a Deus que não ocorram novos acidentes aéreos no país. Mas admitiu que isso não é uma coisa com que se pode contar. "Se pudesse pedir a Deus, pedia para ser o último acidente [com o avião da TAM, na semana passada]. Não será. Deus queira que não aconteça, mas pode acontecer em função de dezenas de coisas."

Cabeça erguida

Lula não poupou elogios a Pires durante a posse de Jobim. "Serei eternamente grato por ter tido a chance de trabalhar com você no governo. Certamente haverão aqueles que irão dizer que o companheiro está saindo por causa da crise aérea com o avião da TAM."

O presidente disse a Pires que ele não precisa se preocupar com aqueles que irão criticá-lo, pois ele pode andar de cabeça erguida em qualquer parte do país.

"Você pode andar em qualquer rua cidade desse país de cabeça erguida como homem que nasceu e viveu grande parte de sua vida prestando serviço a essa nação. Haverá incompreensões, mas haverá quem reconheça seu legado político", afirmou Lula.

Fonte: Folha On Line

Nenhum comentário: