quarta-feira, 25 de julho de 2007

"O Brasil nasceu juridicamente no Rio Grande do Norte"


Enélio Petrovick:
"Cinco mil exemplares
serão distribuído em escolas"

A história do Marco de Touros, fincado em terras potiguares em 7 de agosto de 1501 pelos portugueses, levou os hitoriadores Marcus César Cavalcanti e Enélio Petrovick a escreverem o livro "O Brasil nasceu juridicamente no Rio Grande do Norte", que será lançado dia 7 de agosto na festa de comemoração dos 506 anos do RN, no Centro de Convenções. A obra nasceu da necessidade de resgatar a história do marco, considerado pelos autores o registro de nascimento do Brasil.

O livro conta com vários trabalhos de Luiz da Câmara Cascudo, Olavo Medeiros Filho, Enélio Petrovick e Marcus César Cavalcanti, relatando histórias e imagens da presença portuguesa há 506 anos na praia de Touros.

"É um livro muito bonito que vai ressaltar a importância do 7 de agosto, que é um marco na história do Brasil e do RN", definiu um dos autores, Enélio Petrovick, também presidente do Instituto Histórico e Geográfico do Estado.

O lançamento do livro será feito durante uma solenidade cívico-cultural no Centro de Convenções.

"A comemoração do aniversário do RN juntamente com o lançamento dessa obra será uma grande festa. Estão sendo impressos cinco mil exemplares do livro, que serão distribuído para todas as escolas públicas e privadas do Estado", conta Petrovick.

O segundo autor do livro, Marcus César Cavalcanti, afirma que o maior motivo para escrever a obra foi levar ao mais amplo número de pessoas o conhecimento sobre o Marco de Touros, que para ele é quase como um registro de nascimento do Brasil.
"Fala-se muito na descoberta do Brasil, mas pouco se fala a respeito da posse. A descoberta foi na Bahia, mas a posse foi aqui", conceitua Marcus César.

"O Brasil nasceu juridicamente no Rio Grande do Norte" começa mostrando os 50 anos antes da descoberta do Brasil, falando das grandes navegações e contando detalhadamente como a esquadra de Pedro Álvares Cabral chegou à nova terra. Logo após esse início, os autores narram o processo que levou os portugueses a fincarem o marco na praia de Touros. Para Marcus César, o 7 de agosto se tornou uma data importante a partir deste momento.

"Vários historiadores já tocaram nesse assunto e caíram no esquecimento. No ano 2000, eu sugeri que a data se tornasse oficial como comemoração do aniversário do Rio Grande do Norte e então se transformou em lei. Nosso maior objetivo é a firmação desse dia no calendário potiguar e a publicação do livro este ano é um grande reforço para que a data se torne tradicional", comentou Marcus César.

O livro terá 52 páginas de muita história e fotografias. Para a primeira edição, a distribuição será gratuita, atingindo todas as escolas públicas e privadas do Estado. Mas uma segunda edição já está sendo planejada para que o público interessado também possa adquirir a obra.

Nenhum comentário: