sexta-feira, 3 de agosto de 2007

Audiência pública na Câmara discutirá fechamento da Unidade Regional do Ibama

Uma audiência pública será realizada no próximo dia 9 para discutir o possível fechamento do escritório local do Instituto Brasileiro de Meio Ambiente (IBAMA). O encontro ocorrerá na Câmara Municipal de Mossoró, onde os funcionários do instituto poderão expor, tanto para os vereadores quando para a comunidade, os problemas que vêm sendo enfrentados, bem como o seu posicionamento diante da ameaça de fechar as portas da instituição.

De acordo com o chefe do escritório local do Ibama, Darci Santos, os problemas começaram quando o Ministério do Meio Ambiente anunciou a criação do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade, que passará a ser o responsável pelas unidades de conservação, fazendo assim com que o Ibama fique dividido. Depois disso, o Ministério propôs que alguns escritórios localizados no interior dos Estados fossem fechados, e o de Mossoró é um deles. "Ninguém aceita esse fechamento. Muita gente será prejudicada se isso vier a acontecer", disse.

Todos os funcionários estão contra a medida e temem ser deslocados para outras cidades caso isso aconteça. "Além dos servidores que serão remanejados, a região ficará com uma deficiência em fiscalização, já que tudo vai depender de Natal", afirmou. O Ibama regional conta com 17 funcionários que atendem Mossoró e vários municípios da região Oeste.

Nenhum comentário: