quarta-feira, 22 de agosto de 2007

CPMF: Palocci será relator na Comissão Especial

O deputado Antônio Palocci (PT-SP), que foi ministro da Fazenda entre 2003 e 2005, será o relator do projeto que prorroga por mais quatro anos a cobrança da Contribuição Provisória sobre Movimentação Financeira (CPMF). O deputado José Eduardo Cardozo (PT-SP), que estava cotado para assumir o cargo, confirmou a informação ao Congresso em Foco. Um pouco mais cedo, a Comissão Especial elegeu o deputado Pedro Novais (PMDB-MA) presidente.

A escolha mostra que Palocci vai deixar a reclusão. Depois de deixar o poderoso cargo de ministro da Fazenda do governo Lula – foi indiciado pela Polícia Federal por quebrar o sigilo do caseiro Francenildo Santos Costa –, ele retornou à vida política como deputado. Entretanto, preferiu uma postura discreta no Congresso. Agora, vai assumir a relatoria da CPMF, um tema importantíssimo para o Palácio do Planalto.

A discussão sobre a prorrogação do tributo promete ser dura. O deputado Onyx Lorenzoni (RS), líder do DEM na Câmara, reafirmou ao Congresso em Foco que o seu partido vai obstruir a análise da CPMF. Segundo o parlamentar gaúcho, a contribuição “é um imposto ruim”.

Questionado se Palocci seria um bom nome para relatar a matéria, o líder ironizou. “Para nós, não interessa se o relator será alguém que não respeita sigilo bancário”, em referência do caseiro. Francenildo afirmou que Palocci frenqüentava uma casa de lobby em Brasília.

Fonte: congressoemfoco.com.br

Nenhum comentário: