quinta-feira, 23 de agosto de 2007

Estiagem faz defesa civil decretar emergência em 50 municípios do RN

Enquanto em Natal a Emparn (Empresa de Pesquisa Agropecuária do Rio Grande do Norte) não registrou chuva durante apenas dois dias do mês agosto, algumas cidades do interior do Rio Grande do Norte estão sofrendo com a estiagem. A falta de água para o consumo da população fez com que fosse decretada situação de emergência em 50 municípios, de diferentes regiões do estado.

O órgão responsável pelo levantamento desses casos é a Coordenadoria de Defesa Civil, vinculado à Secretaria de Justiça e Cidadania (Sejuc). De acordo com o secretário Leonardo Arruda Câmara, o abastecimento de água da zona rural fica a cargo do Governo Federal e a função da Sejuc é institucional, encaminhando os decretos dos municípios afetados para Brasília. Leonardo Arruda disse ainda que a situação não se tornou dramática em alguns locais devido ao programa, instituído pelo Governo Federal, que promoveu a construção de 1 milhão de cisternas. ``O problema é que as adutoras não têm a capilaridade de levar água para onde precisa'', afirmou o secretário.

A falta de água potável nas comunidades onde foi decretada a situação de emergência está sendo remediada com o auxílio do Exército, através da Operação Pipa.

Municípios em situação de emergência, de acordo com a Coordenadoria de Defesa Civil:

Assu- Barcelona- Bodó- Bento Fernandes- Caiçara do Rio do Vento- Caicó- Caraubas- Carnauba dos Dantas- Cerro Corá- Coronel Ezequiel- Currais Novos- Doutor Severiano- Fernando Pedroza- Governador Dix-Sept Rosado- Grossos- Itajá- Jaçanã- Jaduis- Japi- Jandaíra- Jardim de Angicos- Jardim do Seridó- Jucurutu- Lajes- Lajes Pintadas- Lagoa Nova- Lagoa de Velhos- Messias Targino- Mossoró- Olho D`água do Borges- Pedro Avelino- Pedra Grande- Pedra Preta- Parazinho- Pilões- Riachuelo- Porto do Mangue- Rodolfo Fernandes- Santa Maria- Santana do Matos- São Miguel do Gostoso- São Paulo do Potengi- São Pedro- São Tomé- Senador Élói de Souza- Sítio Novo- Taboleiro Grande- Tangará

Fonte: DN Online

Nenhum comentário: