terça-feira, 21 de agosto de 2007

PB quer transferir pacientes cirúrgicos para PE e RN

A Secretaria de Saúde de João Pessoa pretende transferir para Recife, em Pernambuco, e Natal, no Rio Grande do Norte, pacientes que estão na lista de espera para cirurgias de alta complexidade, como as cardiovasculares. A transferência ainda depende do sinal positivo de hospitais dos dois Estados. A secretária Roseane Meira (Saúde) vai entrar com uma queixa-crime contra cirurgiões que estão em greve.

"O poder público está refém dos médicos", disse o prefeito da capital paraibana, Ricardo Coutinho. Ele defendeu a criação de uma força-tarefa nacional como possível solução para as cidades brasileiras onde há o impasse entre médicos e gestores. Segundo Ricardo, "equipes médicas federais" poderiam ser criadas e enviadas para as áreas em crise, como já acontece no Rio de Janeiro, na área de segurança.

A crise na Saúde que atinge a Paraíba já colocou 500 pessoas na "lista da morte", conforme denúncia da Associação Paraibana de Hospitais. São pacientes que precisam de cirurgias complexas através do Sistema Único de Saúde (SUS). Médicos se negam a atender, sob alegação de que a tabela do SUS está defasada em 120%. Além disso, apenas três hospitais estão credenciados para os procedimentos. Em João Pessoa, a cardiopata Elizângela de Lurdes Nonato de Souza, de 28 anos, morreu depois que sua operação cardiovascular foi adiada devido à greve.

Fonte: O Estadão

Nenhum comentário: