sábado, 25 de agosto de 2007

PMDB conta com Gesane para 2008

A deputada estadual Gesane Marinho - que está aguardando desfecho de um pedido de expulsão dela do PDT por ter se retirado do plenário da Assembléia Legislativa para não votar em emendas de autoria do deputado estadual Álvaro Dias (PDT) consideradas por ela inconstitucionais - pode ser a alternativa do PMDB para disputar as eleições 2008 em Natal. O nome da parlamentar vem sendo lembrado, desde que foram abertas as discussões sobre a sucessão do prefeito Carlos Eduardo Alves (PSB), tendo por base a votação de Gesane na capital. Ela ficou na sexta colocação com quase 14 mil sufrágios.

Face à negociação para que a deputada se filie ao PMDB, o presidente estadual do partido, deputado federal Henrique Eduardo Alves, já tem citado o nome de Gesane Marinho, ‘‘uma liderança jovem e que está despontando’’, entre as figuras do partido em condições de participar da disputa pela prefeitura de Natal. Nesse rol, ele também cita seu próprio nome e o do senador Garibaldi Alves Filho (PMDB). Contudo, Henrique Alves continua insistindo na tese de que, apesar do entendimento para lançamento de candidatura própria, é cedo para anunciar nomes e fazê-lo, nesse momento, seria precipitado.

O deputado Henrique Alves informou que as principais lideranças do partido em Natal - incluindo o presidente municipal da legenda, vereador Hermano Morais; os vereadores Renato Dantas e Geraldo Neto; e os deputados estaduais - devem se reunir nas próximas semanas para debater as eleições 2008 na capital. Posteriormente, o partido deve começar a dialogar com toda a militância, mobilizar as bases, para construir um projeto de governo para a cidade e realizar pesquisas qualitativas para sondar o eleitorado.

Henrique afirmou que, no grupo governista, há uma ‘‘briga’’ entre os pré-candidatos. ‘‘De dois meses para cá, temos assistido a uma indiposição de Fátima com Rogério, Micarla correndo por fora. Queremos evitar esse desgaste. Estamos fora dessa novela porque queremos fazer um roteiro mais real’’, declarou o presidente estadual do PMDB.

O primeiro passo para a candidatura, Gesane Marinho já deu, com a transferência do seu título de Canguaretama para Natal. Ela ainda não fechou com o PMDB. Mas admite ser uma tendência forte. A deputada trabalha com a possibilidade de ser candidata a prefeita da capital. Mas só aceitará se estiver bem nas pesquisas de intenção de voto. ‘‘Eu não aceito candidatura de forma imposta de quem quer que seja, nem minha e nem de ninguém. Eu acho que a candidatura de qualquer pessoa tem que sair das ruas e não de gabinete a portas fechadas. Isso pode ser medido através de pesquisas qualitativas a partir de fevereiro do próximo ano. Também não adianta o PMDB disputar para dar uma satisfação, só porque não participou das campanhas passadas. O partido tem entrar na disputa se tiver chances reais de pelo menos ir para o segundo turno’’, argumentou Gesane Marinho.

Fonte: DN Online

Nenhum comentário: