sexta-feira, 31 de agosto de 2007

Processo eleitoral da Ufersa será disputado por três chapas

Como estava previsto, a sucessão para a reitoria da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA) será disputada por três candidatos. Ontem foi o último dia para a inscrição das chapas concorrentes à Reitoria da Ufersa, a secretária de gabinete da instituição, Miramar Diógenes, confirma a inscrição de três chapas.

Os componentes das chapas são o atual reitor Josivan Barbosa Menezes, que conta com a colaboração do professor Marcos Filgueira como candidato a vice-presidente; outra chapa é encabeçada pela professora Celicina Borges, que tem como candidato a vice Francisco Bezerra Neto, e a terceira chapa é formada pelo professor Everardo Praça e por Raimundo Alves Barreto Júnior.

As eleições para presidência da Reitoria devem ocorrer no dia 10 de outubro e, de acordo com o que ficou definido na última reunião realizada pelo Conselho Universitário (CONSUNI), as eleições não sofrerão alterações. O Consuni é composto por 14 professores, dois representantes discentes, dois representantes dos técnicos administrativos e mais dois representantes da comunidade acadêmica. Segundo Miramar Diógenes, entre os pontos de pauta da reunião que definiu detalhes do processo eleitoral estava a discussão a respeito da aceitação do voto paritário, o qual foi vetado em uma votação de 13 contra 14 votos.

Diante da definição, a participação eleitoral se dará da seguinte forma: os votos dos alunos representarão 15% do total, percentual que também é valido para os técnicos administrativos, enquanto os votos dos docentes serão equivalentes a 70% da votação. Durante a realização da reunião houve um momento em que o ato foi suspenso devido à entrada de diversos discentes no local, porém, conforme informou a secretária de gabinete, a reunião voltou a correr tranqüilamente.

Toda a comunidade acadêmica poderá participar das eleições; para os alunos, o único critério estabelecido é estar regularmente matriculado na Ufersa e a previsão, segundo Miramar, é que os discentes tenham uma participação significativa.

Fonte: Gazeta do Oeste

Nenhum comentário: