domingo, 26 de agosto de 2007

Sistema carcerário

No próximo dia 1º de outubro, completará 15 anos um episódio de triste memória: a briga de presos no Pavilhão 9, do presídio de Carandiru, em São Paulo, que resultou em intervenção policial e execução de 111 detentos.

No caso das mortes ocorridas agora em Ponte Nova (MG), não há dúvidas, também, de que ocorreu uma briga entre presos. O que não se sabe ainda determinar é a responsabilidade das autoridades pelo desfecho do conflito.

A CPI da Câmara e o próprio governo mineiro apuram a suspeita de que policiais tenham facilitado a ocorrência de uma chacina e, ainda, se foi usado combustível no incêndio das celas. Ontem (25), os deputados da CPI do Sistema Carcerário estiveram em Belo Horizonte para ouvir os legistas responsáveis pelo trabalho de investigação sobre o incêndio na cadeia de Ponte Nova.

O presidente da comissão, deputado Neucimar Fraga (PR-ES), afirmou que agentes penitenciários e delegados já ouvidos omitiram a informação de que dois presos encontrados amarrados foram soltos antes do motim e conseguiram se salvar. Esses detentos, segundo Neucimar, foram transferidos para Juiz de Fora e ainda serão interrogados.

Fonte: Congressoemfoco.com.br

Nenhum comentário: