sexta-feira, 24 de agosto de 2007

STF: relator inocenta Dirceu, Genoino e Delúbio

Parecer do ministro Joaquim Barbosa, relator do inquérito do mensalão, inocenta do crime de peculato o deputado e ex-presidente do PT José Genoino, o ex-ministro da Casa Civil José Dirceu, o ex-tesoureiro do PT Delúbio Soares e o ex-secretário do partido Silvio Pereira.

A denúncia é referente aos repasses feitos pela Visanet à DNA Propaganda. No entendimento de Joaquim Barbosa, havia provas apenas contra o ex-diretor de Marketing do Banco do Brasil Henrique Pizzolato e o ex-ministro Luiz Gushiken

Gushiken teria autorizado a antecipação de R$ 23 milhões à DNA Propaganda e, para camuflar a irregularidade, o ex-ministro e o ex-diretor do banco teriam assinado notas fiscais falsas.

Os gestores da DNA Propaganda Marcos Valério, Ramon Rollerbach e Cristiano Paz também terão que responder pelo crime. Rogério Tolentino foi inocentado.

Houve divergência entre os ministros apenas quanto ao acolhimento da denúncia de peculato contra Gushiken. Os ministros Celso de Mello, Ricardo Lewandodwski, Eros Grau e Gilmar Mendes alegaram que as provas contra Gushiken eram frouxas. Houve consenso e unanimidade entre os ministros com relação aos demais pontos do parecer do relator referentes à transferência de recursos do Banco do Brasil para a DNA Propaganda.

Fonte: congressoemfoco.com.br

Nenhum comentário: