sexta-feira, 24 de agosto de 2007

STF transforma 10 denunciados em réus no caso mensalão

O STF (Supremo Tribunal Federal) já transformou nesta sexta-feira 10 dos 40 denunciados no caso mensalão --esquema que financiava parlamentares do PT e da base aliada em troca de apoio político-- em réus. Entre eles estão o empresário Marcos Valério, o deputado João Paulo Cunha (PT-SP) e o ex-ministro Luiz Gushiken (Comunicação do Governo).

A corte julga a denúncia do procurador-geral da República, Antonio Fernando de Souza, contra os envolvidos no escândalo. O mensalão foi denunciado em 2005 pelo então deputado Roberto Jefferson (PTB-RJ).

O julgamento do caso começou na quarta-feira, com a leitura do relatório do ministro Joaquim Barbosa e a defesa para cada um dos 27 advogados dos denunciados --alguns advogados defendem mais de um acusado. (Confira a íntegra do relatório de Barbosa)

Nesta quinta-feira, os advogados dos denunciados concluíram a defesa de seus clientes e o ministro relator leu as preliminares apresentadas pelos advogados. Só a defesa do empresário Marcos Valério encaminhou 14 questões preliminares.

Confira a lista dos denunciados que já viraram réus e os crimes que responderão:

João Paulo Cunha - corrupção passiva, lavagem de dinheiro, peculato
Marcos Valério - corrupção ativa, peculato (3x)
Cristiano Paz - corrupção ativa, peculato (3x)
Ramon Hollerbach - peculato (3x)
Henrique Pizzolato - peculato (2x)
Luiz Gushiken - peculato
Kátia Rabello - gestão fraudulenta
José Roberto Salgado - gestão fraudulenta
Vinícius Samarame - gestão fraudulenta
Ayanna Tenório - gestão fraudulenta

Fonte: Folha Online

Nenhum comentário: