quinta-feira, 30 de agosto de 2007

UERN: Psv é mantido

Na manhã de ontem, no auditório da Faculdade de Ciências de Saúde (FACS), foi realizada um seminário com o intuito de expor os resultados de uma pesquisa realizada com turmas de terceiro ano do ensino médio de escolas públicas e privadas, além de alunos de segundo e terceiro semestres de diferentes cursos da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN). A pesquisa objetivava avaliar a opinião dos alunos a respeito do Processo Seletivo Vocacionado que é aplicado atualmente na Uern.

De acordo com a pró-reitora-adjunta de Ensino, Lúcia Musmee, o seminário foi muito mais uma oportunidade de ouvir os discentes e os diretores da instituição de ensino médio do que operacionalizar mudanças.

A exposição dos resultados dos questionários aplicados entre os alunos mostrou que a grande maioria do corpo discente aprova a atual forma de seleção instituída pela universidade, uma taxa superior a 70%. Já em relação aos diretores de escolas, foi realizada uma enquete entre os mesmos, a qual constatou que a maioria dos representantes de instituições de ensino aprovaria uma mudança que estabelecesse a realização de duas fases de seleção.

Para a pró-reitora-adjunta, o seminário marcou o início de uma discussão. Primeiramente foram ouvidos os candidatos concorrentes e a comunidade externa, agora é a vez de iniciar um debate no interior da universidade.

Na ocasião, houve a explanação de outras questões referentes ao ingresso dos estudantes na Universidade do Estado do Rio Grande do Norte. Segundo Lúcia Musmee, os diretores de escolas tentaram discutir o método de aplicação do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) e lançaram a proposta de rever a forma como o exame é utilizado, sugerindo que, mesmo diante da escolha do aluno de aproveitar o resultado do Enem, a medida só seja efetivada se for para o benefício do estudante, descartando a nota caso o resultado venha a prejudicar os discentes.

Outro ponto debatido foi a questão da data de realização das provas para ingresso na Uern. Muitos diretores consideram que os dias destinados à realização da seleção devem coincidir com as universidades do Ceará para que os candidatos do Rio Grande do norte possam ter maiores oportunidades de sucesso.

A professora Lúcia Musmee acrescenta ainda que, a ocasião serviu para aconselhar os representantes das instituições a orientar os seus alunos na hora da escolha do curso e trabalhar melhor as provas aplicadas na instituição.

Fonte: Gazeta do Oeste

Nenhum comentário: