terça-feira, 28 de agosto de 2007

Vacinação contra raiva acontece até dia 22 de outubro no RN

Em compromisso firmado com a Organização Mundial de Saúde (OMS), o Brasil terá que eliminar ainda nesta década a raiva humana transmitida por cães e gatos. Para isso, as campanhas de vacinação nacional crescem a cada ano. No RN a ação de vacinação dos animais teve início dia 22 de agosto e irá até 22 de outubro.

Nesse meio tempo, ocorrerá no dia 22 de setembro o dia D de mobilização, onde postos fixos de vacinação serão assegurados em todos os municípios do estado.

Anterior a esse dia, a Subcoordenadoria de Vigilância Ambiental (Suvam), por meio da Secretaria de Estado da Saúde Pública do Rio Grande do Norte (Sesap) passa a ser uma das parceiras do Ministério da Saúde no combate e prevenção a Raiva. Para intensificar tal parceria, até 08 de setembro – Dia Mundial de Luta Contra a Raiva – a Suvam pretende sensibilizar os gestores municipais à executarem medidas de prevenção.

Segundo o Coordenador Estadual do Programa de Controle da Raiva da Sesap, Helvécio Evandro Martins, a função do estado é alertar os municípios, bem como fornecer os meios para que estes possam executar as ações cabíveis à prevenção e ao combate da raiva em animais e seres humanos.

No estado, os últimos casos de raiva em humanos foram detectados no ano de 1993, quando duas pessoas adquiriram a doença através de morcegos, sendo notificados em Felipe Guerra e em Currais Novos. Já nos animais a manifestação é silenciosa, ocorrendo em maior parte nas áreas rurais do estado e nas periferias dos municípios com maior área urbana, como São Gonçalo do Amarante, Nova Cruz, Serra do Mel, São Miguel do Gostoso, Caicó e Mossoró.

Fonte: DN Online

Nenhum comentário: