quinta-feira, 27 de setembro de 2007

Acordo garante serviços no Hospital Maria Alice

O convênio entre a Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) e os servidores do Hospital Maria Alice Fernandes foi prorrogado até 1º de julho de 2008. A medida foi anunciada na manhã desta quinta pelo secretário Adelmaro Cavalcanti, após a reunião na 4ª Vara da Fazenda Pública, que teve a participação da Assessoria Jurídica e da Coordenação de Recursos Humanos da Sesap, o promotor Fernando Vasconcelos, o juíz Cícero Macêdo, o procurador do Estado Miguel Josino, além do secretário de Estado da Administração, Paulo César Medeiros, e representantes do hospital.

Ao todo, 88 servidores, de doze unidades estaduais, serão beneficiados com a renovação de seus contratos, mantendo-se no quadro da secretaria como ``interstícios''. A partir de um termo de ajuste, a Sesap se comprometeu a realizar concurso público e a contratação de mil novos servidores deve acontecer até julho de 2008.

O secretário Adelmaro Cavalcanti informou que o edital já está na fase de licitação e será lançado até novembro. Enquanto isso, os contratos temporários estão prorrogados, porque os contratos específicos que deveriam preencher as vagas estão vazios. ``Nós vamos renovar, mas esses profissionais que estão dentro desse concurso público poderão participar'', disse Adelmaro. Serão oferecidas mil vagas e o concurso terá validade de dois anos, além de possuir cadastro de reserva.
Atualmente, a Sesap possui um quadro de 15 mil servidores, com déficit de 2.500 pessoas, já que há 12 anos não se realiza um concurso específico para a pasta. Assim, algumas especialidades foram prejudicadas e não possuem profissionais capacitados para ocupar as vagas. O orçamento disponível na Sesap para as novas contratações é de R$ 2 milhões.

De acordo com o secretário, a lei permite a cantratação de 300 pessoas em caráter emergencial, mas, atualmente, a secretaria possui 466 funcionários não concursados ou licitados. Adelmaro Cavalcanti anunciou durante a entrevista que a governadora Wilma de Faria sancionou, recentemente, uma lei para aumentar para 831 o número de contratos temporários na Sesap. A expectativa, a partir do resultado da reunião, é que o trabalho volte ao normal nas unidades em que a ameaça iminente de demissão prejudicava os atendimentos médicos.

Fonte: DN Online

Nenhum comentário: