quarta-feira, 19 de setembro de 2007

Alagoas é o Estado com maior porcentual de miseráveis

O Estado de Alagoas foi a unidade da Federação a apresentar o maior porcentual de miseráveis em relação à população total em 2006, ano em que 44,44% dos alagoanos estavam em situação de miséria, ou seja, tinham renda domiciliar per capita abaixo de R$ 125. Os sete Estados que lideram o ranking da miséria no País estão no Nordeste.

Os dados foram divulgados hoje pelo economista da Fundação Getúlio Vargas (FGV), Marcelo Neri. Ele elaborou um ranking de miséria com 21 Estados. No topo da lista está Alagoas e no último lugar, com 4,68% da população na miséria, está Santa Catarina. O Estado de São Paulo ocupa o 19º lugar no ranking de Neri, com porcentual de 9,94%.

Políticas de renda

As políticas de renda no Brasil são usadas de acordo com o calendário eleitoral, segundo mostrou o economista da FGV, Marcelo Neri. "Há evidência clara, não é de Lula ou de Fernando Henrique, mas de todos na nova democracia brasileira, de uso de políticas de renda de acordo com o calendário eleitoral", afirmou.

Segundo Neri, em anos eleitorais, desde 1992, o rendimento registrou aumentos 6% superiores do que em anos não eleitorais. Ele acrescentou, entretanto, que o fenômeno é realidade desde o início dos anos 80. "Eleição no Brasil é um momento em que a pobreza cai", observou.

Ele citou vários exemplos de anos eleitorais em que isso ocorreu, como o aumento da renda mediana de 53% no País em 1986, ano do Plano Cruzado, ante o ano anterior; o lançamento do Plano Real em 1994 ou o significativo reajuste do salário mínimo em 2006.

Fonte: Agência Estado

Nenhum comentário: