sexta-feira, 28 de setembro de 2007

Cerca de 20% dos idosos trabalham, aponta IBGE

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) constatou que quase 20% dos idosos aposentados no Brasil trabalham. Baixos valores das pensões ou boas condições de saúde proporcionadas pela melhoria das condições de vida têm levado de volta ao mercado de trabalho os trabalhadores que já passaram dos 60 anos. Principalmente os homens: 28,9% dos aposentados ainda trabalham. Entre as mulheres, esse porcentual é mais baixo: 11,5%. As constatações são da Síntese de Indicadores Sociais, divulgada hoje.

Nas regiões Nordeste e Sul, o número de aposentados trabalhando é acima da média nacional: 24,5% e 27,3%, respectivamente. Curiosamente, as duas regiões têm menor proporção de idosos na população, em torno de 10%, do que o Sudeste, onde há menos aposentados de volta ao trabalho. No Rio, a proporção de idosos na população alcança 14,4%, mas apenas 15,6% dos aposentados trabalham.

Somando os aposentados que voltaram à ativa aos idosos que ainda não se aposentaram, a proporção dos que chegam aos 60 no mercado profissional chega a 30,9%. Com isso, os 5,9 milhões de idosos trabalhadores do Brasil ocupam hoje 4,5% dos postos de trabalho do País.

Os dados do IBGE sugerem ainda que a experiência dos mais velhos costuma ser reconhecida para os cargos de gerência. Entre os trabalhadores que têm a responsabilidade de tomar decisões, 6,3% têm mais de 60 anos. Já no universo somente de idosos que se dedicam a atividades profissionais, 7% empregam outras pessoas. A maioria dos trabalhadores idosos não tem chefe: quase 40% trabalha por contra própria.

Fonte: Agência Estado

Nenhum comentário: