segunda-feira, 17 de setembro de 2007

Conselho de Ética analisa processo contra Renan na 4ª

O senador Leomar Quintanilha (PMDB-TO), presidente do Conselho de Ética do Senado, marcou para a próxima quarta-feira (19), às 10h, a votação do parecer que trata da segunda representação contra o senador Renan Calheiros (PMDB-AL).

Nesse processo, Renan é acusado de favorecer uma cervejaria junto ao INSS e à Receita Federal, após a empresa ter comprado, por um valor que seria acima do preço de mercado, uma fábrica de seu irmão, o deputado federal Olavo Calheiros (PMDB-AL).

O senador João Pedro (PT-AM), relator do parecer, não adiantou qual será o seu voto. No entanto, a tendência é de que o voto dele seja pelo arquivamento do processo. O petista não solicitou novos documentos, nem o depoimento de testemunhas para elaborar o documento.

João Pedro afirmou hoje que está finalizando o seu parecer e que não vai admitir influências em sua decisão. Ele também considera que é necessário separar as denúncias contra Renan. Na semana passada, Renan foi absolvido pelo plenário do Senado da acusação de ter despesas pessoais pagas por um lobista. O senador alagoano ainda responde a um terceiro processo no Conselho de Ética, que o acusa de ter usado laranjas para comprar empresas de comunicação em Alagoas.

Relatório ágil

O presidente do Conselho de Ética considera que o relatório de João Pedro será “mais simples” do que aquele elaborado pelos senadores Renato Casagrande (PSB-ES) e Marisa Serrano (PSDB-MS), que pedia a cassação do mandato de Renan.

No entanto, Quintanilha ressaltou que só tomará conhecimento do parecer “durante a votação”. Ele também afirmou não temer desgastes caso a representação contra Renan seja arquivada. “Estamos em um processo democrático no Senado”, disse.

Fonte: Congressoemfoco.com.br

Nenhum comentário: