segunda-feira, 17 de setembro de 2007

Dia D de vacinação contra raiva será sexta-feira

Intensificando a campanha de combate à raiva em cães e gatos deste ano, ocorre no próximo dia 22 o dia D de vacinação para estes animais. Para essa ação, postos fixos em todos os municípios do estado estarão disponibilizando doses da vacina anti-rábica. Os postos de vacinação funcionarão das 7h às 17h em escolas municipais e estaduais, postos de saúde e demais estabelecimentos que já tenham realizado anteriormente tal atendimento.

A meta desse ano é a vacinação de 516 mil animais, para tanto, dois mil profissionais do estado e dos municípios estarão sendo mobilizados. Segundo informações da Subcoordenadoria de Vigilância Ambiental (Suvam), no Rio Grande do Norte foram notificados este ano, apenas dois casos de raiva em animais, nos municípios de Ouro Branco e São Gonçalo do Amarante. Em humanos, desde 1993 não há casos registrados da doença, colocando o estado em boa situação perante os casos de raiva da região Nordeste do país.

Contudo, mesmo diante desse quadro positivo, o coordenador do Programa de Controle da Raiva, da Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap), Helvécio Evandro Martins, destaca a importância da vacinação desses animais domésticos, pois dessa forma será possível eliminar a raiva em cães e gatos de forma contínua.

Fonte: DN Online

Nenhum comentário: