segunda-feira, 10 de setembro de 2007

Em nota, PT diz que usou recursos próprios no repasse para diretório de Diadema

O Diretório Nacional do PT divulgou nota nesta segunda-feira para contestar reportagem da Folha publicada hoje sobre o pagamento de uma dívida pessoal de R$ 150 mil do prefeito de Diadema, José de Filippi Júnior (PT), ex-tesoureiro de campanha do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Segundo a reportagem, o pagamento foi feito com recursos dos diretórios Nacional e Municipal do PT em Diadema.

Na nota, assinada pelo secretário nacional de Finanças e Planejamento do partido, Paulo Ferreira, o PT ressalta que os repasses feitos ao Diretório de Diadema foram feitos com recursos próprios, e a "responsabilidade quanto à utilização dos valores cabe ao mesmo".

A reportagem da Folha informa que o Ministério Público de São Paulo abriu dois procedimentos --um criminal e outro cível-- para apurar o fato. É que pela Lei Orgânica dos Partidos Políticos, o fundo partidário não pode ser usado para pagamento de dívidas pessoais de seus membros. O fundo é formado majoritariamente por verbas públicas e representa uma das principais fontes de financiamento de partidos políticos.

A reportagem informa que a dívida de Filippi Júnior foi contraída em 2003, quando foi condenado em segunda instância a pagar R$ 183 mil por improbidade administrativa (má gestão pública). Leia reportagem completa na edição da Folha.

Fonte: Folha Online

Nenhum comentário: