segunda-feira, 10 de setembro de 2007

Pacientes sofrem à espera de cirurgia no Walfredo Gurgel

A crise da saúde provocada pela suspensão do atendimento nos hospitais particulares conveniados à rede pública agravou a situação do Hospital Walfredo Gurgel (HWG) durante o feriado prolongado. Entre pessoas que estão em casa, internadas na enfermaria ou enfileiradas nos corredores do pronto-socorro Clóvis Sarinho, a lista de espera por cirurgia ortopédica chega a 56 pacientes e não há expectativa para o fim do problema.

A situação chegou a um ponto em que não há macas suficientes para internar todos os pacientes que precisam de cirurgia - mais da metade foi orientada a aguardar em casa após o atendimento de urgência. A reportagem do Diário de Natal flagrou, na manhã desta segunda, um funcionário do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) tendo que aguardar o atendimento de um paciente no pronto-socorro para ter a maca da ambulância devolvida.

PARECER

O secretário estadual de saúde (Sesap), Adelmaro Cavalcanti, disse nesta segunda que recebeu pareceres de órgãos ligados à gestão pública de saúde e do setor jurídico do estado confirmando que a alternativa mais viável para o fim do problema é formalizar um convênio entre Sesap e Secretaria Municipal de Saúde (SMS) para garantir o pagamento da dívida com os hospitais particulares. ``Falta apenas a secretaria municipal aceitar esse convênio'', disse Cavalcanti.

Fonte: DN Online

Nenhum comentário: