sexta-feira, 21 de setembro de 2007

Escolas privadas reclamam sofrer com inadimplência

Faltando pouco mais de dois meses para o final do ano letivo de 2007, as escolas da rede privada de ensino amargam o antigo problema da inadimplência das mensalidades dos seus alunos. Em alguns estabelecimentos, o índice chega a 30% de inadimplentes, mas a média nos colégios mossoroenses amarga 25% de ausência de pagamento.

O índice, segundo o presidente local da Associação de Escolas Particulares, Genésio Filgueira, é grande e leva prejuízo às escolas. Os meses onde é registrada a maior percentagem de inadimplência são junho e julho. "Nesses dois meses as escolas registram grande inadimplência e uma das causas é a realização das festas juninas durante todo o mês de junho. As pessoas acabam transferindo o dinheiro do pagamento da mensalidade escolar para os festejos juninos", disse. Outro período que também é ruim para as escolas é o que compreende os meses de fevereiro e março, pois os pais estão endividados devido à compra de material escolar. "A dívida com as livrarias também é um dos fatores que levam os pais a atrasarem o pagamento da mensalidade".

De acordo com Filgueira, para diminuir o índice, as escolas acabam adotando meios para facilitar o pagamento junto aos pais devedores. "É feito todo tipo de negociação, desde parcelamento da dívida até dispensa de multas e juros. Também já existem algumas escolas que passaram a adotar cheques e cartões de crédito como forma de pagamento", destacou.

REAJUSTE - O aumento das mensalidades é feito pela própria escola no final de cada ano letivo. O reajuste é passado para os pais a partir do mês de janeiro de cada ano. De acordo com Filgueira, geralmente as mensalidades sofrem aumento de 10 a 12% e cada escola faz a mudança de acordo com a sua planilha de custos.

Fonte: Gazeta do Oeste

Nenhum comentário: