sexta-feira, 21 de setembro de 2007

Previdência reduziu miséria em 44% no país, diz Ipea

De acordo com as primeiras análises do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) sobre a Pesquisa por Amostra de Domicílios (Pnad) de 2006, os benefícios assistenciais e previdenciários foram os principais responsáveis pela redução em 44% da miséria no país.

Além de a taxa de desemprego ter caído ao menor índice desta década, a pesquisa também mostrou que cerca de 17,2 milhões de brasileiros deixaram a miséria. Apesar disso, estima-se que pelo menos 21,7 milhões de pessoas ainda vivam em situação de extrema pobreza no país.

Não fossem a seguridade social e os programas sociais, esse número seria ainda maior – cerca de 38,9 milhões de brasileiros. A conclusão do Ipea reforça o argumento dos críticos da reforma da Previdência, que alegam que o país não pode abrir mão desse tipo de benefício por causa dos elevados índices de desigualdade social.

“A Pnad 2006 mostra que a seguridade social tem efeitos sensíveis sobre a extrema pobreza no Brasil. Cerca de 17,2 milhões de pessoas saem dessa condição por conta dos benefícios previdenciários e assistenciais, o que representa uma redução de 44,1% no número estimado de indigentes no país”, afirma o estudo. São consideradas miseráveis as pessoas que recebem menos de um quarto de salário mínimo por mês.

Fonte: Congressoemfoco.com.br

Nenhum comentário: