segunda-feira, 24 de setembro de 2007

'Inchaço' do Wafredo Gurgel prende ambulâncias do Samu

A concentração do atendimento aos pacientes da rede pública de saúde no Hospital Walfredo Gurgel (HWG) está fazendo com que, diariamente, as ambulâncias do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) fiquem paradas no estacionamento do HWG aguardando macas. Nesta segunda, por volta das 15h30 estavam estacionadas quatro ambulâncias e, segundo um socorrista, uma delas aguardava uma maca desde as 9h. O diretor do HWG, José Renato Brito, garante que não faltam macas e que o problema é a falta de mais portas de urgência e emergência na capital.

De acordo com o coordenador administrativo do Samu, Adelmo Supra Neto, nesta segunda pela manhã ficaram 6 macas retidas na unidade hospitalar. ``Como tínhamos 4 macas extras, ficaram só duas ambulâncias esperando. Mas nesse momento fui informado que dentro do hospital já há quatro macas extras e quatro ambulâncias esperando esse equipamento'', diz Neto.

Neto diz que, na média, o tempo de espera por uma maca é de 3 a 5 horas. E quando tem uma solicitação por uma ocorrência? ``Não vamos'', declara ele. O coordenador afirma que o problema ocorre diariamente, mas que nas duas últimas semanas o número de ambulâncias paradas tem aumentado. ``Não é raro ficaram quatro ambulâncias do Samu paradas no HWG'', aponta Neto. Esse número representa a metade da frota de unidades básicas do Samu Natal. Estas unidades funcionam com um socorrista e um técnico de enfermagem. Há também duas UTI's, operando cada uma com um médico, um enfermeiro, um técnico de enfermagem e um socorrista.

O número de 8 ambulâncias básicas obedece a um protocolo ministerial, que determina uma ambulância para cada 100 mil habitantes. Ainda há oito ambulâncias reserva, que servem para substituição quando as oficiais quebram ou precisam de revisão.

Na semana passada, os funcionários do Samu foram proibidos pela diretoria do HWG de procurar as macas pelos corredores do hospital. Agora eles devem esperar um telefonema do hospital para resgatar o equipamento.

Fonte: DN Online

Nenhum comentário: