terça-feira, 4 de setembro de 2007

Licitação para concessão de aeroporto sai em 2008

Governo do estado, representantes da bancada federal, da Assembléia Legislativa e da sociedade civil organizada realizaram ontem a primeira reunião do fórum da agenda do crescimento do Rio Grande do Norte, com o objetivo de debater com o governo federal e a Petrobras os investimentos que podem, de fato, mudar a economia do estado. Entre eles, a construção do Aeroporto de São Gonçalo do Amarante e da uma planta de biodiesel que pode produzir até 55 mil metros cúbicos do combustível por ano.

O encontro, realizado no Centro das Convenções entre as 9h e 12h30, foi aberto com a palavra da governadora Wilma de Faria (PSB) destacando que a reunião se tratava não de uma solenidade de governo, mas de uma reunião de Estado. ‘‘Estamos fazendo um fórum onde todos os poderes constituídos, a sociedade e os trabalhadores estamos discutindo assuntos da maior importância. Todos estamos unidos para tratar do futuro do Rio Grande do Norte, para dividirmos responsabilidades e conquistas’’.

A primeira exposição da reunião foi feita pelo gerente do Departamento de Transporte e Logística do BNDES, Antonio Carlos Tovar, que mostrou como será realizado o estudo de viabilidade sobre a obra do Aeroporto de São Gonçalo do Amarante. Ele garantiu que a construção do terminal é uma das prioridades do governo federal e disse que o projeto ‘‘vai significar como a estrutura aeroportuária vai se desenvolver futuramente no país’’.

No entanto, a afirmação do técnico de que somente o estudo deverá levar um prazo de 150 dias para ficar pronto desanimou alguns políticos presentes. ‘‘Se não há outro caminho para o aeroporto que não seja essa consultoria internacional, isso deve ser feito com maior agilidade’’, cobrou o senador Garibaldi Filho, diante da promessa de Antonio Tovar de que o banco fará o possível para apressar o procedimento.

O líder do PMDB na Câmara dos Deputados, Henrique Alves, destacou que o Aeroporto de São Gonçalo só terá viabilidade se estiver ligado a uma Zona de Processamento de Exportações (ZPE), e que está trabalhando na Câmara dos Deputados para ser o relator do projeto das ZPE’s e garantir a instalação de uma dessas áreas no estado.

Fonte: DN Online

Nenhum comentário: