quarta-feira, 19 de setembro de 2007

Lula diz que nenhum partido consegue governar sem CPMF e critica oposição

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse hoje que nenhum partido conseguiria mais governar o país sem a cobrança da CPMF (Contribuição Provisória sobre Movimentação Financeira). O Planalto tenta, por meio da base aliada, votar ainda hoje na Câmara dos Deputados a PEC (Proposta de Emenda Constitucional) que prorroga a cobrança da CPMF até 2011 e mantém a alíquota de 0,38%.

"Nenhum governo, do PMDB, do PSDB, do PT ou do PFL [atual DEM] ou de qualquer outro partido conseguiria governar [o país] sem a CPMF", disse Lula hoje ao participar da cerimônia de lançamento do PAC (Programa de Aceleração do Crescimento) da Funasa.

Num recado para a oposição, que tenta impedir a votação da PEC, Lula afirmou que somente os "sem juízo" podem querer abrir mão da CPMF. "Qualquer pessoa de juízo, a não ser os que querem inviabilizar o país, sabe que não poderia abrir mão da CPMF."

No sábado, Lula admitiu que já foi contrário à cobrança da CPMF quando o PT era um partido de oposição. Em Madri, Lula afirmou que considerava normal a tentativa da oposição de barrar a prorrogação da cobrança do chamado imposto do cheque.

"Eles estão fazendo o papel deles, o [mesmo] que eu fazia quando não era governo. Eu fui no Congresso pedir para barrar a [criação] CPMF", disse o presidente no sábado, segundo a "Agência Brasil".

Fonte: Folha Online

Nenhum comentário: