terça-feira, 11 de setembro de 2007

Lula é o 10º entre presidentes da América com maior aprovação

O governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva ficou em 10º lugar, com 48% de aprovação, em uma pesquisa sobre 20 dirigentes de todo o continente americano realizada pelo instituto mexicano Consulta Mitofsky.

O governo do presidente da Argentina, Néstor Kirchner, com 71% de aprovação, e os dos governantes da Colômbia e do México, Álvaro Uribe e Felipe Calderón, ambos empatados com 66%, são os mais bem qualificados da América.

Segundo a pesquisa, Uribe fica acima de Calderón quando se considera o maior tempo de seu governo.

Já Nicanor Duarte, presidente do Paraguai, obteve somente 11% de aprovação, ocupando o último lugar do continente, inclusive abaixo de George W. Bush, o penúltimo colocado, com 22%.

No 3º lugar da lista aparece o panamenho Martín Torrijos com 60% de aprovação, seguido pelos governantes de El Salvador, Antonio Saca, de Honduras, Manuel Zelaya, e da Bolívia, Evo Morales, todos com 57% de aceitação.

O presidente do Equador, Rafael Correa, cuja popularidade continua caindo, ocupa o 6º lugar, com 56% de aprovação. Abaixo dele estão Óscar Arias, da Costa Rica (55%), Tabaré Vázquez, do Uruguai (51%), e o venezuelano Hugo Chávez (50%).

Com as piores qualificações ficaram o presidente peruano, Alan García, com 32% (15º lugar), o nicaragüense Daniel Ortega, com 26% (16º), o americano George W. Bush, com 22% (17º), e o paraguaio Nicanor Duarte, com 11% (18º).

Fonte: Agência Estado

Nenhum comentário: