sexta-feira, 28 de setembro de 2007

MEC ameaça vetar vestibulares de cursos de direito

O Ministério da Educação (MEC) começou a pressionar fortemente as Instituições de Ensino Superior (IES) com baixo rendimento educacional. Ontem, o ministro Fernando Haddad ameaçou suspender os vestibulares nas piores escolas de direito do país. A medida foi anunciada um dia depois de o ministério divulgar a lista de 89 cursos de direito reprovados no Exame Nacional do Desempenho dos Estudantes (Enade). Haddad afirmou que agora dependerá apenas das faculdades o fechamento ou não da instituição. “Os cursos reprovados vão passar por uma supervisão com provável redução das vagas de ingresso. Nos casos mais dramáticos, o processo seletivo para ingresso na instituição será suspenso”, disse Haddad.

Pelo menos 37 faculdades que oferecem cursos de direito se encaixam na lista negra de Haddad. Além de nota ruim no Enade, essas instituições tiveram índice de aprovação menor que 10% nos exames das seccionais da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). Destes, 12 são de faculdades do Rio de Janeiro, e 17, de São Paulo.

As faculdades reprovadas têm 10 dias para se justificar. Por meio de relatórios, os cursos terão de traçar as estratégias que serão adotadas para virar o jogo. Se não quiserem ir para a fogueira, terão de apresentar o diagnóstico dos problemas, com uma lista de providências que serão tomadas e os respectivos prazos para a solução das deficiências.

O ministro também criticou o que considera “explosão de vagas” nas faculdades particulares, em detrimento da qualidade do processo seletivo nas instituições. O Enade revelou, por exemplo, que no Rio de Janeiro a Faculdade Brasileira de Ciências Jurídicas abriu mil vagas em 2006 para o curso de Direito, mas aprovou apenas um aluno no exame anual da OAB.

Fonte: Correioweb

Nenhum comentário: