terça-feira, 11 de setembro de 2007

PT libera bancada para votar caso Renan com "consciência"; PSDB quer cassação

Um dia antes da votação que vai definir o futuro político do presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), vários partidos se reúnem para discutir a posição de suas bancadas na sessão --que será secreta. O PT decidiu liberar a bancada do partido no Senado para votar como quiser. Ou seja, o PT não fez uma orientação explícita aos senadores da bancada para votarem pela absolvição do peemedebista.

Já o PSDB orientou sua bancada --com exceção do senador João Tenório (AL), amigo de Renan-- a votar pela cassação do presidente do Senado. O DEM se reúne no final do dia para decidir como seus senadores votarão na sessão de amanhã.

A líder do PT no Senado, Ideli Salvatti (SC), disse que os parlamentares vão votar de acordo com as suas "consciências" sem qualquer tipo de orientação do partido contra ou a favor de Renan.

"Não houve pedido nem orientação de voto. Entendemos que não cabe porque é uma situação em que cada senador é juiz, sua convicção deve ser formada com base no processo. Não houve orientação em nenhum sentido", disse.

Apesar de não haver a orientação explícita, a maioria dos petistas deve votar pela absolvição de Renan --que se tornou um dos mais fiéis aliados do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Alguns petistas como o senador Eduardo Suplicy (PT-SP), que se declaram como pertencentes à ala independente do partido, já sinalizaram que vão votar pela cassação de Renan.

A oposição considera o PT como "fiel da balança" para definir o destino de Renan, já que a bancada deve votar dividida --sem sacramentar o apoio do Palácio do Planalto ao peemedebista.

Fonte: Folha Online

Nenhum comentário: