terça-feira, 18 de setembro de 2007

Questão técnica exclui Vale do Apodi

A região do Vale do Apodi realmente está de fora da primeira etapa do Projeto de Transposição do Rio São Francisco. A afirmação foi feita pelo consultor especial para a Transposição, Rômulo Macêdo, durante palestra de abertura da Semana de Extensão da Universidade Federal Rural do Semi-árido (UFERSA), na manhã de ontem.

O fato de não trazer o eixo norte do Projeto para o Vale do Apodi é, de acordo com Macedo, apenas uma questão técnica.

Segundo o engenheiro, a região oestana possui uma grande quantidade de água represada nas barragens de Santa Cruz e Umari, que pode suprir as necessidades das famílias residentes na região. Para ele, a má utilização dos recursos hídricos impede a justificativa de que, de fato, a transposição para o local é necessária.

"Tudo não passa de uma questão técnica. Sabemos que a região possui grandes potenciais hídricos, mas são mal aproveitados. Isso faz com que não haja justificativa para a passagem do eixo norte", esclarece Rômulo Macedo.

Há informações por parte do Governo do Estado de que, até o final deste mês, serão implementadas ações que visam à distribuição da água do Vale do Apodi, através da Adutora Alto Oeste. O consultor lembra que, neste caso, a área passa a ser estudada para uma segunda etapa do projeto de Transposição. Mas os prazos para conclusão do reforço do São Francisco são demorados.

A primeira etapa chegará aos estados atendidos somente em 2016, de acordo com Rômulo Macedo.

Fonte: De Fato

Nenhum comentário: