domingo, 23 de setembro de 2007

Renan diz que idéia de acabar com o Senado é "absurda"

Em artigo publicado neste domingo pela Folha (íntegra disponível só para assinantes do jornal ou do UOL), o presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), afirma que a idéia de acabar com o Senado Federal é "absurda".

"São vozes isoladas --e mal-intencionadas-- que têm propalado a idéia absurda de acabar com o Senado Federal e instituir o unicameralismo no Brasil."

Segundo o peemedebista, o Senado nunca aceitará o papel de mero coadjuvante nas decisões nacionais. "O Senado nunca aceitou --e nunca aceitará-- o papel de mero coadjuvante nas decisões nacionais. Nunca fugiu --nem fugirá-- de sua responsabilidade de legislar e fiscalizar os atos da União. Nunca abriu mão --nem abrirá-- de sua isenção, de sua autonomia. É por isso, aliás, que fez questão de aprovar o orçamento impositivo e restringir a edição abusiva de medidas provisórias, que tumultuam o processo legislativo e ferem a soberania do Parlamento."

No artigo, Renan disse também que o Senado está sempre pronto a impedir que as diferenças de peso econômico e político entre as unidades federativas ampliem as desigualdades regionais. "É essa atitude de maturidade e de equilíbrio que engrandece a atuação do Senado como Casa da Federação --sempre pronta a impedir que as diferenças de peso econômico e político entre as unidades federativas ampliem nossas desigualdades regionais. Não podemos esquecer que a redução de tais desigualdades é um dos objetivos fundamentais da República brasileira. E é condição básica para que possamos trilhar o caminho do desenvolvimento sustentável."

Para ele, o Senado não se deixará jamais pressionar pelos que desrespeitam a democracia e atropelam a opinião pública.

Fonte: Folha online

Nenhum comentário: