terça-feira, 25 de setembro de 2007

Renan diz que tem estimulado 'entendimento' no Senado

O presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL) afirmou hoje que tem estimulado as conversas entre os líderes partidários, de maneira que os senadores cheguem a um entendimento sobre a pauta de votações na Casa. "Eu quero que todos os líderes se entendam e acertem em relação à pauta e ao calendário. Isso será muito bom para o País. O Brasil precisa que o Senado trabalhe e vote as coisas de interesse do País", disse Renan.

Ele minimizou o fato de os líderes partidários marcarem encontro para hoje, sem a presença dele, na tentativa de pedir uma trégua à oposição, que tem obstruído as sessões em protesto contra a permanência de Renan na Presidência da Casa. "Por acaso sou líder?", esquivou-se o presidente do Senado. Ele disse que tem uma relação pessoal positiva com todos os líderes do Senado. "Eu me dou bem com todos", assegurou. Renan voltou a afirmar que a obstrução das votações, pela oposição, "é um direito regimental".

Sobre a tentativa de seu aliado, o senador Almeida Lima (PMDB-SE), ter ingressado na sexta-feira com um mandado de segurança para que a votação no Conselho de Ética, amanhã, seja fechada, Renan negou ter dito que prefere o voto fechado e disse que a decisão cabe ao Supremo Tribunal Federal.

Amanhã o Conselho de Ética de reunirá para a apresentação do relatório relativo à representação contra Renan, sobre suposto favorecimento da cervejaria Schincariol, por intermédio de Renan, junto ao INSS e à Receita Federal. O relator da representação, João Pedro (PT-AM) já admitiu que vai defender o sobrestamento (a suspensão) da matéria até que se concluam as investigações sobre o mesmo assunto na Câmara dos Deputados.

Fonte: Agência Estado

Nenhum comentário: