segunda-feira, 17 de setembro de 2007

Renan se reúne amanhã com Lula para discutir CPMF

A negociação política no Senado em torno da votação da emenda constitucional que prorroga a Contribuição Provisória sobre Movimentação Financeira (CPMF) será aberta amanhã no encontro previsto entre o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL). O resultado da votação de quarta-feira passada que absolveu Calheiros da acusação de quebra de decoro parlamentar prejudica a aprovação da CPMF, avalia o senador Tião Viana (PT-AC), para quem Calheiros terá agora de agir com habilidade para não dificultar ainda mais os interesses do Planalto.

Para o petista, a negociação com os partidos vai exigir a presença de Lula e um gesto de humildade do governo que terá de buscar na oposição os votos que faltam para conseguir renovar o chamado imposto do cheque. O senador sugere conversas com os governadores do PSDB na tentativa de quebrar resistências da bancada tucana no Senado. "É importante um gesto de humildade do governo em direção à oposição. O obstáculo está presente e o governo precisa superá-lo", alertou Tião Viana.

Pelas suas estimativas, o governo só conta com 41 votos em sua base aliada. Para aprovar a emenda da CPMF será preciso 49 votos, o quorum mínimo necessário para aprovar uma emenda à Constituição. Viana reconhece que a posição de Calheiros será importante nas negociações, mesmo porque o presidente do Senado conseguiu arregimentar 46 votos no plenário suficientes para impedir a cassação de seu mandato. Resta saber, no entanto, como a oposição vai agir: se aceita negociar com o governo com Calheiros no cargo de presidente ou com o senador licenciado do comando da Casa.

Fonte: Agência Estado

Nenhum comentário: